Notebook Bahia - Assitência a notebook

/ voltar

O cooler do notebook está fazendo barulho: o que fazer?

Seu notebook está apresentando ruídos e barulhos estranhos constantemente? Isso geralmente acontece pois os coolers do notebook (responsáveis pela refrigeração da máquina) não estão funcionando corretamente.

O cooler do notebook está fazendo barulho: o que fazer?


Para lhe ajudar nesta tarefa, apresentamos algumas dicas para acabar como esses barulhos desagradáveis.

1º Ver se tem alguma sujeira ou objeto impedindo o giro da hélices;

2º Verifique se o cooler ainda está íntegro, ou seja, se todas as peças estão intactas (incluindo cabos);

3º Checar se os cabos estão bem conectados;

4º Por último, realize a limpeza do cooler. Esse procedimento é recomendado, caso você realize as dicas acima e mesmo assim o seu notebook continuar apresentando barulho.

Como limpar o cooler do notebook

Materiais necessários

– 1 chave Philips

– 1 pulseira anti estática**

– 1 espátula plástica

– 1 pincel

**Para evitar descargas eletrostáticas que podem danificar os componentes eletrônicos é aconselhável o uso de uma pulseira anti estática

 

ferramentas

 

1º Desmonte o notebook

Antes de iniciar o processo limpeza, localize as saídas de ar do seu notebook.

_DSC0281-versao2

 

Na maioria dos notebooks os coolers podem ser facilmente localizados na parte de baixo do notebook. Com cuidado, remova a tampa e os parafusos do notebook.

_DSC0269-versao2

 

Depois de remover a tampa, localize o cooler e o dissipador de calor.O cooler é um componente de plástico com uma ventoinha. Já o dissipador de calor, na maioria das vezes, é uma placa de cobre ou alumínio que liga o processador e o chipset até o dissipador principal, que fica acoplada ao cooler.

 

_DSC0182-versao2

 

 

2º Hora da limpeza

Neste modelo de notebook (Dell 1525), você encontrará primeiro o dissipador e, depois de remover algumas peças, terá acesso ao cooler.

Para limpar o componente será preciso soltar os parafusos que seguram a peça no local. É um processo bastante simples, mas exige cuidado para que nenhuma peça seja danificada. Antes de levantar a peça, certifique-se que todos os parafusos foram removidos.

 

_DSC0135-versao2

Verifique também se o cooler está em perfeito estado, ou seja, se todas as peças estão intactas.Caso ele esteja danificado ou as ventoinhas não estiverem funcionando corretamente ou até mesmo estiver fazendo algum ruído, o mais indicado é realizar a troca do componente. Saiba como realizar o procedimento de troca e como encontrar o cooler compatível com o seu notebookaqui.

Após a remoção da peça, utilize um pincel para remover a poeira acumulada.

 

_DSC0080-versao2

Nesta etapa, você pode aproveitar também para substituir a pasta térmica, que fica entre o processador e o dissipador. Caso o material esteja ressecado, com um pedaço de papel cuidadosamente remova a pasta antiga e aplique a pasta.

Para concluir o processo, recoloque o dissipador e o cooler no lugar e aperte bem todos os parafusos. O cabo de força da ventoinha também deve ser reconectado à placa-mãe.

Obs: lembramos que existem diferentes modelos de notebook no mercado, portanto o seu notebook pode não apresentar as mesmas configurações do aparelho apresentado neste tutorial.


Criação de Sites - Allan Carvalho

Assistência técnica especializada em notebook de todas as marcas
Shopping Capemi
, Salvador Norte Shopping - Tel.: 71 4102-7675 / 3038-1308
Salvador Shopping - Quiosque Piso L1 - Tel.: 71 3038-1310
Vilas do Atlântico - Shopping Vila Verde L1 - Tel.: 71 3508-5321

 

sac@notebookbahia.com.br